domingo, 2 de outubro de 2016

Argentina - Buenos Aires

Saudações, pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre minha viagem para a Argentina. Para o post não ficar muito extenso, devido às várias fotos que selecionei, vou dividi-lo em duas partes: a primeira sobre Buenos Aires e a segunda sobre Bariloche.

Primeiro dia, o voo saiu no dia 08 de agosto às 11h15 do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, com chegada por volta das 14h05, no Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires. A vantagem desse aeroporto, em relação ao Ezeiza, é que o Aeroparque fica apenas 3,5km distante do centro da cidade, enquanto o Ezeiza, fica à 35km.

A chegada na cidade foi tranquila, a primeira etapa foi pegar um táxi que me levasse ao hotel.

Taxi: Após ouvir inúmeras histórias de como é complicado andar de táxi na cidade, devido aos problemas com taxistas desonestos, digamos que comecei com o pé esquerdo, pegando o táxi no lugar errado do aeroporto, já que há uma fila oficial de táxi que eu pensei estar indo, porém posteriormente, descobri que não era lá, rsss. Na verdade, meu único problema com esse taxista, é que desconfiei que o taxímetro estaria adulterado, isso comparando depois as outras 3 viagens que fiz nesse mesmo trajeto com outros taxistas. As dicas que tenho quanto a esse assunto, são: sempre que possível, pegue táxi em pontos oficiais; sempre pague com notas pequenas; porém, a estratégia que usei para notas de 100 pesos, era separar o dinheiro e antes de dar na mão do taxista, eu confirmava com ele se estava correto, dando uma de gringão mesmo sem medo, ele confirmava antes de pegar o dinheiro na mão, uma chance a mais dele ficar inibido e uma a menos de trocar a nota legal por uma falsa. A última dica é que, caso não contrate o roaming internacional que na maioria dos casos é caríssimo, faça o download dos mapas antes de sair de casa, para usa-los offline no seu celular. Eu entrava no táxi com o mapa na mão, comentando de alguma forma o quão rápido chegaríamos em tal lugar. Outra chance a menos do taxista querer ficar dando voltinhas com você pela cidade. No fim, senti que perdi uns 60 pesos com esse primeiro taxista, algo por volta de 15 reais.

Em 15 minutos chegamos ao hotel. A ideia era ficar num hotel central, praticamente só para dormir, já que no outro dia embarcaria para Bariloche. Foi por isso que escolhi o Ibis Obelisco, hotel padrão, bom preço, bom café da manhã e bem localizado, na Av. Corrientes, a mais central de Buenos Aires.

Não houve tempo para muita coisa, mas deu para dar uma volta pela Av. Corrientes, cheia de livrarias, lanchonetes, restaurantes, teatros e casas de shows, achei sensacional essa avenida e também para chegar até o Obelisco, monumento erguido em comemoração aos 400 anos da cidade! Tive a recomendação de um amigo para conhecer a pizzaria Guerrin, uma das mais antigas e tradicionais de Buenos Aires, então a tarde foi esse o destino. Valeu a pena, pizza bem saborosa, atendimento padrão, valor razoável para caro, fiquem espertos, pois só aceitam dinheiro. Hora de voltar para o hotel e descansar um pouco para a noite, ir experimentar as tradicionais empanadas argentinas, o restaurante escolhido se chama, La Americana, fundado da mesma década de 30 da Guerrin. Hotel novamente, pois na manhã do dia seguinte sairia o voo para Bariloche.

Obelisco - Cruzamento da Av. Corrientes com Av. 9 de Julio
Casa de espetáculos Metropolitan Citi - Av. Corrientes
Pizzaria Guerrin
Obelisco - Cruzamento da Av. Corrientes com Av. 9 de Julio


Nono dia, como disse que faria, vou falar aqui somente de Buenos Aires, deixando Bariloche para a postagem seguinte, por isso pulamos para o fim do nono dia.

A chegada em Buenos Aires vindo de Bariloche foi por volta de 17h00 do dia 16 de agosto, no mesmo aeroporto, Aeroparque Jorge Newbery. Dessa vez fui ao local certo para pegar o táxi com destino ao novo hotel escolhido, o Broadway Hotel & Suites. Quarto amplo, confortável, mini cozinha, ante-sala e banheiro, na qual o único ponto negativo foi por conta dele, para mim é necessário uma reforma. Ademais, funcionários prestativos e educados, alguns deles falando português melhor que muito brasileiro. A localização é excelente, na Av. Corrientes, a meio quarteirão do Obelisco. Mais uma vez a avenida mereceu uma volta no entorno para ver mais livrarias e procurar um lugar para comer. Olhar e gostar, ver cardápio na porta, etc. O escolhido foi um chamado, La Churrasquita, amplo, bem decorado, preço razoável, funcionários apenas cumprindo o básico no atendimento, mas comida excelente, um excelente bife de chorizo com batatas, muito bem servido! Hora de ir descansar porque o dia seguinte seria um pouco puxado.

Broadway Hotel & Suites
Vista da janela do hotel
Décimo dia, por volta das 10h fomos de táxi para fazer um tour no estádio do Boca Juniors, o La Bombonera, para qualquer amante do futebol, é uma visita obrigatória na cidade! O tour foi até que rápido, passando pelo museu até desembocar nas arquibancadas. Havia um valor a mais que se quisesse, pagaria para ir até a beira do gramado e tirar foto com uma réplica da taça Libertadores. Não fiz, agora meu time tem uma própria, rsss. No final, valeu a pena a visita!

La Bombonera
La Bombonera
Saindo de lá, a cerca de 3 quarteirões, a direção foi o Caminito, nada mais é que algumas ruas no bairro La Boca, o mesmo do estádio, na qual podemos dizer que seria uma espécie de museu a céu aberto, com diversos restaurantes, lojas e atividades culturais pelas vias, com artistas de rua e tudo o mais. Não é algo que tenha que gastar muitas horas, mas vale a visita quando estiver no bairro, sem sombra de dúvida.

Caminito
Caminito
Outro táxi e agora o destino foi a Plaza de Mayo, lugar de suma importância pros Argentinos, centro político da nação e os arredores possuem uma gama enorme de prédios famosos. Para iniciar essa área, a própria praça, local de vários protestos importantes no país com a famosa Casa Rosada, sede da presidência da república  argentina. Logo em seguida, o Banco de la Nacion Argentina, ainda na praça. Antes de voltar sentido contrário da praça, a direção foi Puerto Madero para uma visita ao Buque Museo Fragata Sarmiento, uma fragata datada do fim do século XIX, onde se pode visitar quase todos os espaços da embarcação, conhecendo um pouco mais de como funcionava a marinha daquela época. Achei fantástico por gostar desse tema também, vale a visita e custa bem baratinho para entrar.

Casa Rosada
Banco de la Nación Argentina
Puerto Madero com Fragata Sarmiento
Fragata Sarmiento
Fragata Sarmiento - Detalhe
Puerto Madero
No caminho de volta para a Plaza de Mayo encontramos o Centro Cultural Néstor Kirchner, uma bela arquitetura em frente uma praça que estava em reforma no momento, tentei cortar a foto onde pude. Em seguida, ao longe o prédio da sede do Exército e Ministério da Defesa Argentina. Na sequencia, já na praça novamente, encontra-se a Catedral Metropolitana, uma mistura de arteuitura que começou no século XVI passando por várias ampliações e reformas ao longos dos demais séculos. Na minha opinião, ainda mais bonita dentro, que fora. Nesse local há o mausoléu do General José de San Martin, importante figura histórica para os sulamericanos.

Centro Cultural Néstor Kirchner
Edifício Libertador, sede do Exército e Ministério da Defesa
Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana
Na saída da igreja, ainda na praça, avistamos o Museo Histórico Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo (ufa!) e ao fundo, parte do Palacio Legislativo. Passou da hora do almoço nesse momento, o objetivo foi chegar ao famoso e tradicional Café Tortoni através da Avenida de Mayo. O lugar estava cheio, porém sem espera, o valor é alto para um lanche sem muitas pretensões, mas o atendimento, decoração e tradição do local, acabam valendo a pena. O chocolate quente espesso deles é uma delícia! É tão espesso que vem um pouco de leite quente a parte, caso queira ir misturando um pouco mais! Recomendo! O resto da tarde foi para passear pela Rua Florida, tradicional ponto de compras na cidade, porém para nós brasileiros, com a atual situação das moedas na data que fui, não valia a pena comprar praticamente nada. Quase tudo era mais em conta no Brasil. Passagem rápida por um Starbucks e ida para descansar de volta no hotel.

Museo Histórico Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo e Palacio Legislativo
Cafe Tortoni
A noite o passeio foi para jantar e ver o espetáculo de tango na tradicional casa Señor Tango. A noite começou com um excelente jantar (entrada, prato principal e sobremesa) por volta das 20h e as 22h iniciou-se o grande espetáculo até a meia noite. É um mix de história argentina com o tango. Só posso dizer que é um show fantástico, excelente, maravilhoso e que todos sairam boquiabertos da casa no final da apresentação. É algo simplesmente espetaculular, faltam adjetivos para expressar o quanto gostei! Infelizmente, não pode fazer fotos durante o show, eu como fotógrafo de shows, quase tremia de abstenção, hahaha.Tudo que posso fazer é recomendar!

Señor Tango
Décimo primeiro dia, foi um pouco mais tranquilo que o anterior (nem tanto) e começou com uma passagem, apenas extera, na Iglesia Nossa Senhora del Pilar e logo após, um tour no famoso Cemitério da Recoleta, onde há magnificos mausoléus e talvez o mais famoso deles, embora simples, da atriz e líder política argentina, Eva Perón, quase cultuada por boa parte dos argentinos. Vale a pena ir atrás da história que está "por trás" desse nome! Saindo de lá, o próximo o objetivo era chegar na Floralis Generica, um grande monumento em formato de flor metálica que se abre e fecha de acordo com o período do dia. No caminho até la, uma breve passagem pela praça e pelo prédio da Faculdade de Direito de Buenos Aires.

Iglesia Nossa Senhora del Pilar
Cemitério da Recoleta
Cemitério da Recoleta
Monumento ecuestre a Carlos María de Alvear
Faculdade de Direito de Buenos Aires
Floralis Genérica
Próxima parada foi o Museo de Bellas Artes, a entrada foi gratuita e as obras do museu são de primeiríssima qualidade, com grandes nomes do mundo artítisco mundial! Chegou a hora da fome, nada melhor, para quem gosta, que estando naquela região, de uma passadinha do Hard Rock Café. Lanches excelentes e aquele clima que só o Hard Rock tem. No trajeto, uma passadinha pela Plaza Francia, bem simpática com seu monumento. A caminho do hotel, uma passada pela fachda do belíssimo Teátro Colon e do Tribunal de Justiça e pausa para descanso no hotel.

Museu de Belas Artes de Buenos Aires
Teátro Colon
Tribunal de Justiça
Anoitece e o objetivo é pegar um taxi para ir até Puerto Madero, além das fotos noturnas que gostaria de tirar (e que nao tive tanto sucesso assim), inclusive da Ponte de las Mujeres que nao fotografei no dia anterior, a ideia era jantar no restaurante Cabaña Las Lilas, altamente recomendado por alguns amigos e pelas pesquisas na internet que fiz previamente. Tiro certeiro, restaurante com a comida deliciosa, dessa vez e o que faltava, foi experimentar o medalhão de lomo, magnífico! Atendimento excelente, comida de primeira, vista para a margem do rio mas preço alto, poróm não exorbitante pelo que oferecem. Recomendo!


Puerto Madero
Puerto Madero
Ponte de la Mujeres - Puerto Madero
Décimo segundo dia, hora de fazer as malas e pegar o voo de volta para São Paulo que saiu às 11h05. 

O que ficou de Buenos Aires foi um grande cala-boca para minha pessoa. A cidade é organizada, a arquitetura é maravilhosa, o turismo é bem explorado pelos argentinos, a cultura é linda em vários setores que pude experimentar, a segurança é mais acurada que em São Paulo, principalmente nas áreas centrais. Fotografei sem medo de ser assaltado, claro que com cuidado de quem é acostumado a grandes cidades. A comida é maravilhosa, principalmente para quem, como eu, é amante de carnes! Enfim, quer fazer uma viagem internacional, explorar a cultura local e não gastar muito? Conheça Buenos Aires!

Dicas e observações:
- Passagens aéreas. Melhor pesquisa: Google Flights. Companhia: Latam.
- Hotel 1: Ibis Obelisco. Melhor pesquisa: Trivago
. Contratação: próprio site do hotel.
- Hotel 2: Broadway Hotel & Suites. Melhor pesquisa e contratação: Booking.
- Señor Tango. Reservas e pagamento: próprio site.
- La Bombonera. Compra de entradas no próprio local.
- Buque Museo Fragata Sarmiento. Compra de entradas no próprio local.
- Catedral Metropolitana.: entrada gratuita.
- Cemitério da Recoleta: entrada gratuita.
- Museu de Belas Artes: entrada gratuita.
- Taxi: é um transporte barato lá, vale a pena. Tente seguir um pouco das dicas que passei lá em cima.

4 comentários:

  1. Adorei seu post sobre BA, tive o mesmo cala-boca que vc a primeira vez que estive lá, o ano passado, gostei tanto que voltei esse ano, e com certeza voltarei outras vezes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não é?! A parte boa é que também é uma viagem diferente, gostosa e não pesa tanto no bolso. Voltarei um dia lá também!

      Excluir